Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

Humanidades Espaciais: JORNADAS: GIS APLICADO ÀS PESQUISAS HISTÓRICAS

Humanidades Espaciais

JORNADAS: GIS APLICADO ÀS PESQUISAS HISTÓRICAS

4 e 5 de Junho de 2012– Cátedra Jaime Cortesão

 

Historiadores e geógrafos, especialmente aqueles dedicados aos estudos da geografia histórica e da cartografia antiga, têm se beneficiado das chamadas novas tecnologias digitais da informação, que transformaram radicalmente nossos modos de produzir e compartilhar o conhecimento. Na última década, os Sistemasde Informações Geográficos (SIGs e seus similares vêm sendo crescentemente incorporados às investigações históricas, redimensionando a importância das relações espaciais na formulação dos nossos objetos de pesquisa. No Brasil, diversas iniciativa sem nível universitário já exploram essas possibilidades com pioneirismo, gosto pelo desafio e coragem epistemológica. Daí advém a iniciativa conjunta de promover uma jornada de estudos sobre os limites e alcances das novas tecnologias, visando através da apresentação de casos concretos, o aprimoramento qualitativo das metodologias de tratamento da informação geográfica, bem como dos modelos de visualização dos resultados agregados. A natureza colaborativa das novas tecnologias digitais da informação reforça a necessidade de compartilhar experiências e estimular interlocução entre pesquisadores com diferentes perfis.

 

Baixar Programação em PDF

 

4 de Junho (2a feira): Local – Cátedra Jaime Cortesão

10/12h: Zephyr Frank (Universidade de Stanford): Laboratório de história espacial: como construir um novo processo de pesquisa (desafios,conhecimentos e alguns fracassos.

14/16h: Enali De Biaggi (Universidade de Lyon): GIS na cartografia urbana: o caso de Lyon

18:00h: Zephyr Frank (Univ.Stanford) – Local: SaladeVídeo – Depto. De História

Conferência: Espaços da cidade: visualizando Rio de Janeiro, séculoXIX

 

5 de Junho (3a feira): Local – Cátedra Jaime Cortesão

10/10.45h: Plinio Back Silva e equipe (Procuradoria do Patrimônio Imobiliário – PGE): Os próprios do Estado na cidade de São Paulo no início do século XX– Laboratório de Geoprocessamento – LabGeodaPPI.

11/11.45h: Luis Ferla e equipe (Unifesp): Sistemas de Informações Geográficas em investigações Históricas – O grupo Hímaco e seu projeto piloto.

14/14.30h: Rafael Martins de Oliveira Laguardia (UFJF \ Angelo Carrara): Geoprocessamento e História Agrária – Lei de Terras 1850

14/15h: Christiane Montalvão (UFJF – Angelo Carrara):Espaços urbanos de Minas Gerais: Vila Rica e arraial do Tijuco, 1784 – 1821 .

15 h/15:30 h: Nathalia Diniz (FAU – BeatrizBueno): GIS na cartografia urbana da América portuguesa.

16/16.45h: Jorge Cintra (POLI \ USP): Evolução da Cartografia Amazônica (1500\ 1750).

17/17.45h:Tiago Luis Gil e Leonardo Barleta (UnB): Atlas Digital da América Lusa. Exposição:”Descendo o rio Amazonas ao longo da História (1500 \ 1750)”, preparada pela equipe da POLI\ USP.

 

APOIOS:

Cátedra Jaime Cortesão; Programas de Pós Graduação da FFLCH \ USP: HistóriaSocial, Geografia Humana e História Econômica; Universidade Federal de São Paulo (UNIVESP); Instituto de Estudos Brasileiros \ USP; Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Mindlin; Departamento de História, Departamento de Geografia – FFLCH \ USP e Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Bem-vindo!

Este é o site da RedeBrasilis - Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Aqui você pode encontrar informação relativa às atividades da Rede. A RedeBrasilis é um coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história territorial, a história da cartografia e a história da geografia escolar no Brasil, na América Latina e no Mundo. Seu objetivo é articular, promover e divulgar as atividades de pesquisa nesta área. Encontrará aqui também informações relativas à revista Terra Brasilis, publicação da Rede.