Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

Simpósio Circulação das ideias e história dos saberes geográficos: hierarquias, interações e redes

Simpósio Circulação das ideias e história dos saberes geográficos:
hierarquias, interações e redes

União Geográfica Internacional — Rede Brasilis — Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro — 16 a 20 de dezembro de 2014

Apresentação
O presente Simpósio tem como objetivo reunir olhares diversos sobre a circulação de ideias e conhecimentos relacionados aos saberes geográficos,  em diferentes tempos e lugares. Nesta empreitada, busca-se enfatizar a interação entre sujeitos, instituições e instâncias de poder, partindo do  pressuposto de que a produção do conhecimento, para além de uma feição puramente epistêmica, possui também uma dimensão política que atua, por sua vez, na conformação da nossa visão de mundo. Ou das visões de mundo, como se deseja evidenciar aqui.
Para enfrentar tal desafio, os organizadores solicitaram inicialmente o envio de propostas orientadas em torno de três eixos principais,  correspondentes às hierarquias, interações e redes verificáveis na produção e circulação dos saberes geográficos. Estariam contempladas no primeiro eixo questões como hegemonias e disputas nacionais quanto ao modo de se fazer geografia; diversidade dos meios de difusão das ideias científicas; particularidades locais na recepção dos conceitos e métodos de pesquisa da Geografia; traduções do saber geográfico em contextos coloniais e pós-coloniais; etc. Já o segundo eixo foi proposto de modo a destacar temas como as interações da Geografia com outras disciplinas científicas e com as artes; utilização do discurso geográfico nas ações político-administrativas governamentais; relações entre geografia acadêmica e geografia escolar; traduções do saber geográfico para o público mais amplo através de relatos textuais e representações imagéticas; etc. Por fim, o terceiro eixo foi desenhado com vistas a abarcar os arranjos institucionais e a cooperação intelectual existentes na história da Geografia, do período anterior à institucionalização ao contemporâneo; para tanto, entre outros temas, foram evidenciadas a organização de congressos e publicações geográficas nacionais e internacionais, bem como as trajetórias intelectuais de geógrafos e a circulação de suas ideias, em diferentes ambientes acadêmicos e institucionais.
Sem deixar de atender a esses eixos, as propostas selecionadas apresentam grande variedade temática e quanto às formas de abordagem, exigindo dos organizadores um grande esforço para conciliar a riqueza existente e a coesão desejada nas Sessões. Espera-se que o resultado final tenha ficado satisfatório e permita uma troca de ideias estimulante e generosa, propósito maior desse Simpósio.

Materiais do Simpósio

Programação (tabela)

simposiorio2014posterj

Programação completa (PDF)

 

Livro de resumos (PDF)

 

 

Bem-vindo!

Este é o site da RedeBrasilis - Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Aqui você pode encontrar informação relativa às atividades da Rede. A RedeBrasilis é um coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história territorial, a história da cartografia e a história da geografia escolar no Brasil, na América Latina e no Mundo. Seu objetivo é articular, promover e divulgar as atividades de pesquisa nesta área. Encontrará aqui também informações relativas à revista Terra Brasilis, publicação da Rede.