Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica (10 a 14 de Dezembro de 2018 – Viçosa (MG), Brasil)

A Rede Brasilis (Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica) e o Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (DGE/UFV) convidam a comunidade científica e demais interessados a participarem do V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica, a realizar-se em Viçosa, Minas Gerais.

Confira na Primeira circular a chamada de trabalhos, as diretrizes para os autores, datas importantes e informações sobre a inscrição.

Confira na Segunda circular novidades sobre as taxas de inscrição, a submissão de artigos e os pesquisadores convidados.

Recepção de trabalhos de 01/05 a 30/07 de 2018

Respeito às inscrições:
Os (as) participantes deverão se cadastrar no sistema para efetivar a inscrição através do link: <https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/v-encontro-nacional-de-historia-do-pensamento-geografico—iii-encontro-nacional-de-geografia-historica>. Ao efetivar a inscrição será gerado o boleto de pagamento.

Os valores das inscrições foram corrigidos em relação à primeira circular.

A submissão dos trabalhos completos vai até 31 de julho:
Os artigos deverão ser submetidos via email (5enhpg.3engh@gmail.com) que conste, em seu título, as seguintes informações: ENVIO DE TRABALHO e o respectivo eixo temático (Exemplo: ENVIO DE TRABALHO – História da Cartografia).
Anexado ao email deverão estar duas versões do artigo (em formato .doc, docx ou .odt), sendo uma identificada e outra anônima, sem qualquer informação que possa revelar a autoria (inclusive na origem do arquivo).

Pesquisadores convidados:

A cerimônia de abertura contará com a participação do pesquisador Federico Ferretti (University College Dublin). A conferência de encerramento estará a cargo da pesquisadora Regina Horta. O evento contará  com a participação dos seguintes convidados:

Dr. Leonardo Civale (UFV)
Profº Dr. Rafael Sanzio Araújo dos Anjos (UnB)
Profº Dra. Leila Bianchi (UNIRIO)
Dra. Fania Fridman (IPPUR/UFRJ)
Profª. Dra. Doralice Sátyro Maia (UFPB)
Profº Dr. Ângelo Carrara (UFJF)
Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto (USP)
Profº Dr. André Reys Novaes (UERJ)
Profº Dr. Raimundo Jucier Sousa de Assis (UFPI)
Dra. Mariana Araújo Lamego (UERJ)
Profª. Dra. Larissa Alves de Lira (USP)
Profº. Dr. Breno Viotto Pedrosa (UNILA)

 

Eixos temáticos:

História do Pensamento Geográfico

Geografia Histórica

1 – Matrizes do pensamento geográfico
2 – História das ideias e das práticas geográficas
3 – História da cartografia
4 – História do urbanismo
5 – Viagens, expedições científicas e inventários territoriais
6 – Representações geográficas e construção de identidades nacionais e regionais
7 –Saber geográfico e sua relação com o pensamento social e os âmbitos institucionais;
8 – História da geografia escolar
9 – Trajetórias intelectuais e institucionais de geógrafos
10 – Geografia Histórica e pensamento geográfico
11 – Metodologia e fontes em Geografia Histórica
12 – Geografia Histórica e Formação Territorial
13 – História Ambiental
14 – História urbana e das cidades
15 – Cartografia Histórica
16 – Periodizações e escalas em Geografia Histórica

O evento é organizado pelos pesquisadores Gustavo Iorio (UFV), Higor Mozart, Isabel Chrysostomo, Fernando Conde, Leonardo Civale e Elias Lopes, com apoio do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa.

V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica 10 a 14 de Dezembro de 2018 – Viçosa (MG), Brasil

Bem-vindo!

Este é o site da RedeBrasilis - Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Aqui você pode encontrar informação relativa às atividades da Rede. A RedeBrasilis é um coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história territorial, a história da cartografia e a história da geografia escolar no Brasil, na América Latina e no Mundo. Seu objetivo é articular, promover e divulgar as atividades de pesquisa nesta área. Encontrará aqui também informações relativas à revista Terra Brasilis, publicação da Rede.