Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

COLÓQUIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA HISTÓRICA – 25 a 27 de março de 2019 UFF–Campos dos Goytacazes – RJ

COLÓQUIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA HISTÓRICA
25 a 27 de março de 2019
Universidade Federal Fluminense – Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campos dos Goytacazes – RJ

CIRCULAR

Temos a honra de apresentar o Colóquio Brasileiro de Geografia Histórica. O evento tem como objetivo central o debate do campo de pesquisa da Geografia Histórica no Brasil. A partir das trilhas e caminhos abertos por Maurício de Almeida Abreu, Pedro de Almeida Vasconcelos e Antonio Carlos Robert de Moraes, pretendemos discutir os rumos sobre este campo no país. Para isso convidamos os interessados em aprofundar o debate epistemológico, teórico e metodológico sobre a Geografia Histórica brasileira. Pretendemos priorizar a reflexão conceitual para que possamos pensar e avançar na formulação dos fundamentos teóricos e metodológicos deste campo.

Estrutura do evento:

Contaremos com uma palestra de abertura, duas mesas-rendondas, dois momentos de debate sobre os rumos da geografia histórica no país e espaços livres para a apresentação de trabalhos daqueles que veem desenvolvendo trabalhos na área e gostariam de socializar os mesmos. Abaixo a grade da programação do evento:

Grade da Programação

25/03 (Segunda) 

Noite: 18:30h-21:30h

Palestra de abertura: Manoel Fernandes de Sousa Neto (USP, ANPEGE) intitulada “A geografia histórica do capitalismo”

26/03 (Terça)

Manhã: 9 – 12h Comunicações Livres

Tarde: 14-17h Debate 1

Noite: 18:30h-21:30h Mesa-Redonda 1: “O campo da Geografia Histórica: Teoria e Método em questão”, com Carlo Eugênio Nogueira (UFES), Paulo Roberto Teixeira de Godoy (UNESP-RC) e Marcelo Werner da Silva (UFF/CAMPOS)

27/03 (Quarta)

Manhã: 9 – 12h Comunicações Livres

Tarde: 14-17h Debate 2

Noite: 18:30h-21:30h Mesa-Redonda 2: “Os campos de pesquisa em Geografia Histórica” com Doralice Satyro Maia (UFPB), André Reyes Novaes (UERJ) e Glauco Bruce Rodrigues (UFF/CAMPOS)

Comunicações Livres

Serão aceitas comunicações livres que se enquadrem na proposta do evento, os seja, que sejam trabalhos construídos ou em construção que utilizem bases teóricas relacionadas à geografia histórica. As contribuições, caso aceitas, serão apresentadas nas duas seções de comunicações livres e a participação não tem custo.

Devido ao curto período até o evento aceitaremos resumos expandidos, de acordo com as seguintes diretrizes:

  • Duas a três laudas tamanho A4, margens de 3 cm. Fonte: Times New Roman 12, exceto no título e citações com espaçamento menor (fonte 10), espaçamento 1,5. As referências devem seguir o padrão ABNT.
  • Deve incluir nome dos autores, ligação institucional, palavras-chave e introdução breve.
  • Datas de recebimento de comunicações livres: 20/02/2019 a 11/03/2019
  • Envio dos pareceres: 25/02/2019 a 14/03/2019
  • O envio deverá ser feito para o email coloquiobrasgeohistorica@gmail.com
  • Aos interessados em publicar o trabalho completo nos anais do evento serão disponibilizadas informações adicionais para enviar o texto após a realização do evento.

Informações adicionais serão postadas no site do evento:
https://coloquiobrasgeohistorica.wordpress.com/

Organização:

ppg uff

Coordenação:

Professores Glauco Bruce Rodrigues e Marcelo Werner da Silva

Apoio:

Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense
Departamento de Geografia de Campos da Universidade Federal Fluminense
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense

rbbannersmall

Confira a circular em PDF.

Bem-vindo!

Este é o site da RedeBrasilis - Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Aqui você pode encontrar informação relativa às atividades da Rede. A RedeBrasilis é um coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história territorial, a história da cartografia e a história da geografia escolar no Brasil, na América Latina e no Mundo. Seu objetivo é articular, promover e divulgar as atividades de pesquisa nesta área. Encontrará aqui também informações relativas à revista Terra Brasilis, publicação da Rede.