II Colóquio Luso-Brasileiro de Teoria e História da Geografia
Os nossos «Clássicos»: Textos e autores da Geografia em Portugal e no Brasil
6, 7 e 8 de Novembro de 2019
Universidade de Brasília
Os Colóquios Luso-Brasileiros de Teoria e História da Geografia constituem um evento científico que se realiza de forma regular e alternadamente em Portugal e no Brasil. Depois da reunião fundadora, realizada em Lisboa em 2017, esta segunda edição decorrerá em Brasília, sendo organizada conjuntamente pelo Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (GEA│UnB) e pelo Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (CEG-IGOT│ULisboa).
Chamada de Trabalhos:
O II Colóquio Luso-Brasileiro de Teoria e História da Geografia acolherá comunicações dedicadas a explorar os «Clássicos» da nossa disciplina em Portugal e no Brasil e a importância que o seu legado oferece às futuras gerações de geógrafos, nos seguintes eixos temáticos:
- Obras e autores anteriores à institucionalização da geografia universitária
- Os «Clássicos» de Escola
- «Clássicos» além das Escolas: obras e percursos autónomos
- Olhares exteriores: Portugal e o Brasil trabalhados por geógrafos estrangeiros
- Publicações geográficas: revistas, actas/anais de congressos e colecções bibliográficas
- Os textos geográficos dos «não geógrafos»
O prazo para submissão de resumos foi prolongado até 1 de Julho 2019. Os mesmo devem ser enviados para clthgeo@gmail.com , seguindo as normas abaixo:
- Os resumos devem indicar: título da comunicação; autoria; proveniência institucional e email do(s) autore(s); palavras-chave (máximo 5); eixo temático em que se inscreve.
- Os resumos devem estar escritos em Word (.doc), com letra tipo Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado.
Extensão dos resumos: não deve ser inferior a 6000 caracteres nem superior a 7000 caracteres, incluindo espaços, sem contar com bibliografia. - São aceites comunicações em português e inglês.
- No máximo, cada autor pode submeter – individualmente ou em co-autoria – duas propostas de comunicação ao colóquio.
- Só serão inscritas no programa e consideradas para publicação subsequente as comunicações que forem efectivamente apresentadas durante os trabalhos do Colóquio. No caso de comunicações em co-autoria, é necessária a presença na respectiva sessão de pelo menos um dos autores.