Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

Chamada Dossiê HISTÓRIA DAS GEOGRAFIAS UNIVERSITÁRIAS

Sob a direção de Breno Viotto Pedrosa (UFRGS) e Fábio Contel (USP)

O objetivo do presente dossiê é reunir pesquisas que elucidem as histórias das geografias universitárias no Brasil e no mundo, que considerem seus processos de fundação, institucionalização e as interações dessas geografias com os aparelhos educativo e administrativo do Estado, entre outras questões. É bem conhecido o fato de que na passagem do século XIX para o XX se observou um movimento generalizado de criação de cursos de geografia nas universidades, muitas vezes sob o fomento de projetos de modernização territorial, de transformação da arquitetura administrava do Estado, e outras vezes em cooperação com estruturas tradicionais preexistentes, como sociedades geográficas ou congêneres.

Além de tratar das origens, o dossiê busca também abarcar os diversos períodos e transformações que tais instituições sofreram, compreendendo que, para o campo da geografia, as universidades passaram a ter protagonismo na produção e reprodução do capital cultural dos geógrafos ao redor do mundo. Bourdieu (2011; 2023) destaca a dominação simbólica exercida no âmbito científico que leva a uma valorização maior da ciência produzida pelos agentes hegemônicos (cultural e economicamente) e ressalta a tendência do campo a se internacionalizar, mesmo que a escala nacional continue a ter importância na produção do capital cultural, ao sancionar os títulos acadêmicos.

A perspectiva da história institucional que ora se propõe busca também estabelecer um contraponto às análises que retratam o intelectual estrangeiro como o grande edificador do campo, aspirando uma história do coletivo sem deixar de reconhecer as relações de dominação simbólica da produção científica e suas injunções locais. Fazer história da geografia deveria ser antes de tudo um exercício de reflexão sobre nossa práxis intelectual na universidade. Em um mundo da razão única, dos rankings e das métricas quantitativas, nos esquecemos que a posição das universidades é antes de tudo uma construção histórica, um processo complexo de disputas políticas e epistemológicas, que mobiliza a sociedade e a comunidade científica. Só é possível pensar uma política científica e um altivo processo de internacionalização conhecendo a história dessas geografias, que muitas vezes são esquecidas, ou subdimensionadas.

Sugerimos aos interessados os seguintes temas de pesquisa:

–  A história da formação dos cursos de Geografia nos países centrais e periféricos. Influências intelectuais e matrizes nacionais. Intercâmbios acadêmicos e circulação do conhecimento.

– A relação entre universidade, sociedades geográficas e órgãos do Estado, como ministérios ou institutos especializados (IBGE, IPEA, etc.). “Diletantes”, acadêmicos e técnicos na formação do campo geográfico.

– As instituições universitárias como arena de cooperação e divergência entre disciplinas. A constituição do campo disciplinar e a luta pelo reconhecimento científico.

– Geografia acadêmica e geografia escolar. Ensino público e formação do campo geográfico. A suposta “tradução” escolar do conhecimento acadêmico. A relação entre geografia universitária e geografia escolar na discussão e formação de parâmetros educacionais.

– A relação entre a geografia universitária e o planejamento regional e urbano, na escala municipal, regional e/ou nacional. A instrumentalização (ou aplicação) do conhecimento geográfico acadêmicos em políticas de governo.

– Mutações das geografias universitárias: como as revoluções simbólicas, grandes transformações sociais e/ou os contextos locais afetaram a geografia universitária.

– Pioneiros e retardatários: condições, contextos e projetos dos primeiros cursos de geografia e dos mais recentes. Diferenças regionais na constituição das geografias universitárias. 

– Distinção, reconhecimento e dominação: a hierarquia das instituições do saber e as relações

centro-periferia em âmbito nacional e mundial.

Os trabalhos devem ser enviados até 31 de Julho de 2024 e podem ser orientados para todas as seções da revista Terra Brasilis, seguindo os respectivos critérios de formatação de cada seção. Sobre as demais seções da revista, consulte: https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3451.

As normas de formatação estão disponíveis em: https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3441.

A publicação dos textos está sujeita à arbitragem científica, através do sistema de double blind peer review. Não está garantida a publicação dos textos até estar concluído o processo de seleção e revisão.

As dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhadas para: Breno Viotto Pedrosa (brenoviotto@hotmail.com), Fábio Contel (fbcontel@usp.br) e Revista Terra Brasilis (terrabrasilis@redebrasilis.net)

Data limite para a recepção de trabalhos: 31 de Julho de 2024.

Chamada para Dossiê GEOGRAFIA HISTÓRICA: ESCRITA, PESQUISA E ENSINO

Sob a direção de Patrícia Gomes da Silveira (Colégio Pedro II), Joanne Norcup (University of Warwick/Open University) e Deborah da Costa Fontenelle (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).  

O presente dossiê temático “Geografia Histórica: Escrita, Pesquisa e Ensino” se propõe a receber trabalhos que reflitam sobre a produção acadêmica no campo da Geografia Histórica a partir de diferentes olhares disciplinares, propostas metodológicas e recortes temporais e espaciais. Nesse sentido, a revista Terra Brasilis convida a comunidade de pesquisadores a contribuir com trabalhos originais nos seguintes eixos temáticos:

  1. Geografia Histórica Urbana;
  2. Paisagens do passado;
  3. Ensino de Geografia Histórica;
  4. Geografia Histórica e metodologias de arquivo;
  5. Geografia Histórica e as redes internacionais de produção de conhecimento.

Ressalta-se que os referidos eixos temáticos não excluem outras aproximações possíveis. Os trabalhos devem ser enviados até 31 de Julho de 2024 e podem ser orientados para todas as seções da revista Terra Brasilis, seguindo os respectivos critérios de formatação de cada seção. Sobre as demais seções da revista, consulte:

https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3451

As normas de formatação estão disponíveis em:

https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3441

A publicação dos textos está sujeita à arbitragem científica, através do sistema de double blind peer review. Não está garantida a publicação dos textos até estar concluído o processo de seleção e revisão.   

Data limite para a recepção de trabalhos: 31 de Julho de 2024.

Referências:

Carvalho, André. S. (2021) A geografia histórica da Estrada de Ferro Vitória a Minas (1904–2020): um registro. Terra Brasilis 16.

Chauca, Roberto. (2020) Técnica, teoria e práxis na cartografia da Amazônia de Samuel Fritz. Terra Brasilis 14.

Iorio, Gustavo S. (2017) Alguns aspectos metodológicos em História da Geografia e Geografia Histórica. Terra Brasilis 9.

Leite, Thomaz M. (2020) As críticas do estudo do passado na Geografia. Terra Brasilis 13.

Nogueira, Carlo E. (2020) Expedições geográficas e formação territorial no Espírito Santo (c. 1943). Terra Brasilis 13.   

Novaes, André R. (2020) Histórias Escondidas nos Mapeamentos Fronteiriços: agências indígenas nos arquivos do coronel Percy Harrison Fawcett. Terra Brasilis 14.

Péaud, Laura. (2021) Translation also is a matter of style: the case of Alexander von Humboldt’s translations of Cosmos. Terra Brasilis 15.

Silveira, Patrícia G. (2020) Notas sobre a constituição da rede de circulação de mercadorias entre o litoral do Rio de Janeiro e os sertões mineiros (1750-1820). Terra Brasilis 14.

Van Duzer, Chet. (2022) Colonialismo en la cartela: imágenes y poder en los mapas de la Edad Moderna. Terra Brasilis 17.

Van Duzer, Chet. (2020) An addition to the corpus of maps by José Joaquim da Rocha (c. 1740-1807). Terra Brasilis 13.

HISTORICAL GEOGRAPHY: WRITING, RESEARCHING AND TEACHING

Under the direction of Patrícia Gomes da Silveira (Colégio Pedro II), Joanne Norcup (University of Warwick/ Open University) and Deborah da Costa Fontenelle (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

The present special issue ‘Historical Geography: Writing, Researching and Teaching’ proposes to receive papers that reflect on the academic production of Historical Geography from different disciplinary perspectives, methodological approaches, and spatial and temporal analysis. In this sense, Terra Brasilis journal kindly invites the research community to contribute with original papers in the following topics:

1.  Urban Historical Geography;

2.  Landscapes of the past;

3.  Teaching Historical Geography;

4.  Historical geography and archival methodologies;

5.  Historical Geography and international networks of knowledge production.

It should be noted that these thematic topics not exclude other possible approaches. Papers must be submitted by 31 July 2024 and can be oriented to all sections of the Terra Brasilis journal, following the respective formatting criteria of each section. Information about the other sections of the journal can be consulted at:

https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3451

Guidelines for authors and submissions are available at:

https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3441

All papers submitted for publications are subject to scientific arbitration, through the system of double blind peer review. Publication of texts is not guaranteed until the selection process is completed.

Deadline for submissions: 31 July 2024.

References:

Carvalho, André. S. (2021) A geografia histórica da Estrada de Ferro Vitória a Minas (1904–2020): um registro. Terra Brasilis 16.

Chauca, Roberto. (2020) Técnica, teoria e práxis na cartografia da Amazônia de Samuel Fritz. Terra Brasilis 14.

Iorio, Gustavo S. (2017) Alguns aspectos metodológicos em História da Geografia e Geografia Histórica. Terra Brasilis 9.

Leite, Thomaz M. (2020) As críticas do estudo do passado na Geografia. Terra Brasilis 13.

Nogueira, Carlo E. (2020) Expedições geográficas e formação territorial no Espírito Santo (c. 1943). Terra Brasilis 13.   

Novaes, André R. (2020) Histórias Escondidas nos Mapeamentos Fronteiriços: agências indígenas nos arquivos do coronel Percy Harrison Fawcett. Terra Brasilis 14.

Péaud, Laura. (2021) Translation also is a matter of style: the case of Alexander von Humboldt’s translations of Cosmos. Terra Brasilis 15.

Silveira, Patrícia G. (2020) Notas sobre a constituição da rede de circulação de mercadorias entre o litoral do Rio de Janeiro e os sertões mineiros (1750-1820). Terra Brasilis 14.

Van Duzer, Chet. (2022) Colonialismo en la cartela: imágenes y poder en los mapas de la Edad Moderna. Terra Brasilis 17.

Van Duzer, Chet. (2020) An addition to the corpus of maps by José Joaquim da Rocha (c. 1740-1807). Terra Brasilis 13.

GEOGRAFÍA HISTÓRICA: ESCRITURA, INVESTIGACIÓN Y ENSEÑANZA

Bajo la dirección de Patrícia Gomes da Silveira (Colégio Pedro II), Joanne Norcup (University of Warwick/ Open University) y Deborah da Costa Fontenelle (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

El dossier temático “Geografía Histórica: Escritura, Investigación y Enseñanza” busca reunir nuevas investigaciones que, desde diversas perspectivas disciplinares y en un arco temporal y espacial amplio, orbiten en torno de los siguientes ejes temáticos sugeridos:

  1. Geografía Histórica Urbana;
  2. Paisajes del passado;
  3. Enseñanza de la Geografía Histórica;
  4. Geografía Histórica y las metodologías de archivo;
  5. Geografía Histórica y las redes internacionales de producción de conocimiento.

Se resalta que los referidos ejes temáticos no excluyen otros posibles temas y aproximaciones. Los artículos devem ser enviados hasta el 31 de Julio de 2024 y pueden estar orientados a todas las secciones de la revista Terra Brasilis, siguiendo los respectivos criterios de formato aceptados en cada sección. Sobre las demás secciones de la revista puede consultarse:

https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3451

Las normas técnicas y de formatación pueden consultarse en:

https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3441

La publicación de textos está sujeta a arbitraje científico, a través del sistema de revisión por pares doble ciego. No se garantiza la publicación de los textos hasta que finalice el proceso de selección.

Fecha límite para la recepción de trabajos: 31 de Julio de 2024.

Referências:

Carvalho, André. S. (2021) A geografia histórica da Estrada de Ferro Vitória a Minas (1904–2020): um registro. Terra Brasilis 16.

Chauca, Roberto. (2020) Técnica, teoria e práxis na cartografia da Amazônia de Samuel Fritz. Terra Brasilis 14.

Iorio, Gustavo S. (2017) Alguns aspectos metodológicos em História da Geografia e Geografia Histórica. Terra Brasilis 9.

Leite, Thomaz M. (2020) As críticas do estudo do passado na Geografia. Terra Brasilis 13.

Nogueira, Carlo E. (2020) Expedições geográficas e formação territorial no Espírito Santo (c. 1943). Terra Brasilis 13.   

Novaes, André R. (2020) Histórias Escondidas nos Mapeamentos Fronteiriços: agências indígenas nos arquivos do coronel Percy Harrison Fawcett. Terra Brasilis 14.

Péaud, Laura. (2021) Translation also is a matter of style: the case of Alexander von Humboldt’s translations of Cosmos. Terra Brasilis 15.

Silveira, Patrícia G. (2020) Notas sobre a constituição da rede de circulação de mercadorias entre o litoral do Rio de Janeiro e os sertões mineiros (1750-1820). Terra Brasilis 14.

Van Duzer, Chet. (2022) Colonialismo en la cartela: imágenes y poder en los mapas de la Edad Moderna. Terra Brasilis 17.

Van Duzer, Chet. (2020) An addition to the corpus of maps by José Joaquim da Rocha (c. 1740-1807). Terra Brasilis 13.

História da Geografia e Geografia Histórica no XV Enanpege (Palmas/TO)

Entre os dias 09 e 13 de outubro de 2023, acontecerá o XV Enanpege com o tema “GEOGRAFIAS DA ESPERANÇA: Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo”. O evento tem como objetivo reunir pesquisadores em Geografia, nos seus diversos enfoques temáticos, assim como pesquisadores de áreas afins.

Dentre as diversas áreas de debate e pesquisa que integram o evento do Enanpege, chamamos a atenção para o Grupo de Trabalho em História da Geografia e o Grupo de Trabalho em Geografia Histórica.

O GT História da Geografia que abrange pesquisas dedicadas a “análise do processo de produção, circulação, recepção e apropriação do conhecimento geográfico em variadas escalas e desenvolvidos tanto no ambiente acadêmico e escolares, quer seja a história da Geografia construída fora do campo disciplinar, como formulações literárias, filosóficas, técnicas e científicas que dialogam com esses conhecimentos de alguma forma. Mesmo reconhecendo a relevância dos trabalhos voltados para a análise da geografia brasileira entre as pesquisas desenvolvidas, o GT não descura dos estudos dedicados à produção e circulação do conhecimento geográfico em diferentes países e contextos, abrigando trabalhos com diferentes enfoques e fontes documentais”. Esse GT está sob a coordenação de Carlo Eugênio Nogueira (UFES), Ana Cristina da Silva (UFG), Mariana Lamego (UERJ), Guilherme da Silva Ribeiro (UFRRJ) e Breno Viotto Pedrosa (UFRGS).

Já o GT de Geografia Histórica tem como proposta a ênfase em pesquisas que contemplam a importante relação entre espaço e tempo, a partir de uma Geografia que considere a perspectiva histórica como intrínseca do processo de interpretação geográfica. “Parte-se do entendimento de que a Geografia não pode ser feita unicamente no presente, necessitando considerar o espaço como a “acumulação desigual de tempos”, nas palavras de Milton Santos, rompendo, portanto, com a ditadura do presente nos termos de Mauricio de Abreu”. Esse GT está sob a coordenação de Glauco Bruce Rodrigues (UFF), Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (UFV), Pedro de Almeida Vasconcelos (UFBA), Doralice Sátyro Maia (UFPB), Eneida Maria Souza Mendonça (UFES).

Mais informações podem ser acessadas no link https://enanpege.com.br/grupos-de-trabalho

Colóquio – O planejamento territorial no Brasil na década de 1970

Entre os dias 08 e 10 de março de 2023, na modalidade virtual, acontecerá o colóquio “O planejamento territorial no Brasil na década de 1970 – instituições, planos e políticas federais e estaduais de estruturação da rede urbana e regional” que é organizado pelo GPHUC – UNB (Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade (GPHUC-UnB), Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e Programa Associado UEM / UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Para acessar a programação e as condições para inscrição deve ser acessado o site http://gphuc-cnpq.blogspot.com/2023/02/coloquio-o-planejamento-territorial-no.html

Lançamento do livro “A world without hunger: Josué de Castro and the History of Geography” do professor Archie Davies, 14 de março na UERJ

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERJ recebe, no dia 14/03, o professor Dr. Archie Davies, da Queen Mary University of London, para o lançamento do livro “A world without hunger: Josué de Castro and the History of Geography” seguido de debate com o autor.

Data: 14/03

Horário: 15h

Local: Auditório 3143 F – UERJ Maracanã

Divulgada segunda circular do XIX EGAL, 2023 com chamada para mesas temáticas

Com o tema “Papel da Geografia: Desenvolvimento Sustentável, Adaptação e Resiliência à Mudança
Climática na América Latina e no Caribe”, o EGAL acontecerá entre 26 e 30 de junho de 2023 na Universidad Autónoma de Santo Domingo, Santo Domingo, República Dominicana.

Requisitos para proposição de mesas temáticas:

Título da Mesa: até 20 palavras.
Eixo Temático em que se insere a proposta
Resumo: até 250 palavras.
Coordenação: entre 3 e 5 pesquisadores que devem pertencer à universidades, centro ou grupo de pesquisa de país latino-americano ou caribenho e relacionado à Geografia.

As propostas devem ser submetidas no site do evento:http://www.egalc.com

Para mais informações sobre a proposição de mesas temáticas para o XIX EGAL, acesse à segunda circular do evento

Chamada de resumos para a sessão “Transnational Academic Mobility and Knowledge Networks” da Conferência anual internacional da Royal Geographical Society e Institute of British Geographers

Está aberta a submissão de resumos para a sessão “Transnational Academic Mobility and Knowledge Networks” até o dia 06/03

A sessão, coordenada pelos professores Mariana Lamego e Felix Driver, faz parte da conferência anual internacional da Royal Geographical Society e do Institute of British Geographers que acontecerá em Londres nos dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2023.

Os resumos devem ter até 200 palavras e devem ser encaminhados para o e-mail dos coordenadores da sessão: mariana.lamego@uerj.br e f.driver@rhul.ac.uk

Para mais informações, acesse o arquivo de divulgação da sessão.

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promove palestra sobre o Terremoto de Lisboa 27/02

A palestra “O Terramoto de Lisboa de 1755 – causas e consequências” pelo professor Miguel Monteiro acontecerá presencialmente na sede do IGHB, em Salvador, às 17h do dia 27 de fevereiro e será transmitida pelo canal do youtube do Instituto.

Confira mais informações no endereço https://www.ighb.org.br/single-post/professor-miguel-monteiro-faz-palestra-sobre-o-terramoto-de-lisboa-de-1755-nesta-segunda-27-de-fev#:~:text=Professor%20Miguel%20Monteiro,Ang%C3%A9lica%2C%2043%20%2D%20Piedade

Bem-vindo!

Este é o site da RedeBrasilis - Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Aqui você pode encontrar informação relativa às atividades da Rede. A RedeBrasilis é um coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história territorial, a história da cartografia e a história da geografia escolar no Brasil, na América Latina e no Mundo. Seu objetivo é articular, promover e divulgar as atividades de pesquisa nesta área. Encontrará aqui também informações relativas à revista Terra Brasilis, publicação da Rede.

Bem-vindo!

Este é o site da RedeBrasilis - Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Aqui você pode encontrar informação relativa às atividades da Rede. A RedeBrasilis é um coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história territorial, a história da cartografia e a história da geografia escolar no Brasil, na América Latina e no Mundo. Seu objetivo é articular, promover e divulgar as atividades de pesquisa nesta área. Encontrará aqui também informações relativas à revista Terra Brasilis, publicação da Rede.